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Conselhos Jimo – Smartphones & Restaurantes

Comportamentos dos clientes de um restaurante antes e depois dos smartphones

Antes dos smartphones o comportamento de quem ia ao restaurante era mais ou menos este:

1 – Entravam, cumprimentavam o empregado e sentavam-se.
2 – Eram servidas as entradas.
3 – Escolhiam do menú, ou pediam opinião ao empregado acerca .
4 – Conversavam e conviviam enquanto comiam.
5 – Depois da sobremesa e café, pagavam e saíam, despedindo-se do empregado.

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Hoje em dia o processo é mais ou menos este:

1 – Entram e perguntam se tem wi-fi grátis.
2 – Sentam-se a olhar para o telemóvel.
3 –  Chamam o empregado porque estão com dificuldades com a ligação sem fios.
4 – Antes de olhar para a ementa voltam para o telemóvel.
5 – Escolhem o que querem comer com um olho na ementa e outro no telemóvel.
6 – Enquanto comem têm numa mão o garfo, na outra o telemóvel.
7 – Pedem a sobremesa, café e conta sempre com o telemóvel.
8 – Saem a olhar para o telemóvel.
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Perceber que, agora, o serviço é mais longo pois o cliente passa muito tempo alheado do que o rodeia a olhar para o telemóvel é importante. Permite pensar em estratégias e reorganização do serviço para chamar a atenção do cliente.
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Saber que não larga o telemóvel também é muito útil: sabemos como podemos comunicar com os clientes. Experimente convidá-lo a gostar da página do seu Facebook, levando-o a ver fotos de outros produtos, que poderá inclusivamente transformar-se num novo pedido, só para ele experimentar algo que gostou de ver. Muito útil será, também, dispor de modos de encomenda on-line, assim como o seu pagamento, a paypal já disponibiliza esse serviço.

Como vimos o comportamento das pessoas está a mudar. Em todas as mudanças há oportunidades à espreita. E quem se adapta mais rápido tem mais hipóteses de sobreviver.

Este foi mais um conselho Jimo, o seu amigo da refrigeração.

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