• English
  • Português

armário-de-baclhau-jimo

Como comprar bacalhau?

Agora que se aproxima a noite de Natal, vimos dar-lhe umas dicas acerca da compra do bacalhau para a sua consoada.

Ao comprar bacalhau salgado seco inteiro, segure-o pelo corpo e deixe cair a cauda. Se dobrar, é sinal de que está demasiado húmido. Verifique ainda se leva o tipo comercial indicado, por exemplo, o bacalhau crescido deve ter entre 1 e 2 quilos. Se pesar menos, pertence a uma classe inferior.

O bacalhau salgado seco é o mais popular entre os portugueses. O de cura amarela é menos húmido e salgado do que o de cura comum, pelo que rende mais depois de demolhado. Mas também é mais caro. Ser “asa branca” não é sinónimo de melhor qualidade. Significa apenas que a membrana negra que reveste a cavidade abdominal foi retirada, tornando o tecido muscular visível.

 

bacalhau_amarelo bacalhau_branco

 

No caso do bacalhau demolhado ultracongelado, coloque-o no carrinho no final das compras e transporte-o num saco isotérmico. Logo que chegar a casa, guarde-o no congelador.

A aparência conta 


Não compre bacalhau salgado seco com defeitos visíveis e evite as peças muito húmidas. Para avaliar este aspeto quando compra um peixe inteiro, segure-o pelo corpo e deixe cair a cauda. Se dobrar, é sinal de que tem água em excesso.

 

transferir

 

Manchas vermelhas e presença de um pó fino e cinzento, branco ou amarelo podem ser sinais de problemas de conservação. Logo, acarretam um possível risco de infeção alimentar. Peixe mal escalado ou com fendas profundas, excesso ou deficiência de sal, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos, manchas de sangue e/ou de fígado indicam má preparação.

 

 

O bacalhau é bom assim

 

Rejeite bacalhau com parasitas. Estes morrem com a salga, congelação e cozedura. Mas, mesmo sem vida, podem causar alergias em consumidores sensíveis.

No bacalhau congelado, inspecione as embalagens. Preste atenção à coloração do bacalhau e evite as embalagens com gelo solto.

Na compra de bacalhau salgado seco inteiro verifique o peso na balança, para saber se lhe estão a vender peixe com o tipo comercial indicado. Por exemplo, o bacalhau crescido deve ter entre 1 e 2 quilos. Se pesar menos, pertence a uma classe inferior: o bacalhau corrente, em geral, mais barato.

Na Jimo Cooling Technology, temos armários específicos para o armazenamento devidamente higienizado, e que garante a conservação da máxima qualidade do bacalhau. Caso pretenda saber mais acerca do nosso armário de conservação de bacalhau curado, clique no link, ou contacte-nos, através de marketing@jimo.pt, teremos todo o prazer em falar consigo acerca destes e de outros produtos Jimo.

PartilheShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*